Rede SOW: uma rede de conhecimento.

Prêmio Internacional de Design Objeto:Brasil 2016 Categoria Design & Educação 

O Prêmio Internacional Objeto:Brasil é uma iniciativa da Associação Objeto Brasil e tem como objetivo chancelar a representatividade e a amplitude da produção brasileira de Design, no Brasil e no exterior, no cenário da nova economia: a Economia Criativa.


A Rede SOW é uma rede social hiperlocal, ou seja, uma rede para favorecer a socialização entre os membros de uma comunidade. Especificamente, a Rede SOW visa o compartilhamento de conhecimentos entre os moradores de Taquara, uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Portanto, a Rede SOW é o resultado de uma experiência de design colaborativo que envolveu diversos designers da UNISINOS, especialistas de diferentes áreas da FACCAT, alunos e professores do Colégio Municipal Theóphilo Sauer de Taquara-RS.

Usando o método do design estratégico, entre 2012 e 2014 essa equipe multidisciplinar desenvolveu uma plataforma digital que auxilia os usuários do colégio na elaboração e no compartilhamento de conteúdos sobre a cidade, sobre os diferentes temas tratados em sala de aula e sobre o dia a dia da comunidade. Permite que grupos de pessoas se juntem ao redor de um tema e colaborem na construção de uma plataforma em formato de blog. Atualmente, estão funcionando três blogs. “Tabu Online” trata das questões mais delicadas que acompanham os percursos dos adolescentes. “OQTAQ” valoriza os aspectos culturais de Taquara e seus atrativos turísticos. “Viagem no Tempo” procura o diálogo entre jovens e adultos a respeito das evoluções sociais e tecnológicas. Os temas dos blogs foram desenvolvidos em uma atividade de projeto por cenários que contou com a participação ativa dos designers, dos especialistas, dos alunos e dos professores. A aprendizagem de técnicas e ferramentas de projeto promoveu o empoderamento e a capacidade de expressão visual das ideias entre uma equipe multidisciplinar.

Assim, a Rede SOW enfrentou três desafios ligados à inovação social. Em primeiro lugar, fomentou a cultura da colaboração, estimulando relações criativas entre pessoas com perfis muito diferentes. Por isso e pelos temas tratados nos blogs, o projeto visou à construção da cidadania nos adolescentes e na comunidade como um todo. Finalmente, uma das maiores ambições de Rede SOW foi a promoção da inclusão digital em uma realidade aonde o uso das tecnologias da informática e da comunicação é ainda limitado. 

Rede SOW foi elaborada pelo Núcleo de Redes da FACCAT com recursos do Programa de Apoio aos Polos de Inovação Tecnológica da Secretária da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) do Estado do Rio Grande do Sul. A Rede SOW é um piloto do “Projeto Sistema para Gestão do Conhecimento Aplicado a Socialização e Inclusão Digital de Comunidades e Organizações via Rede Social Wireless”.

A experiência de design colaborativo foi liderada por designers e pesquisadores ligados ao programa de Pós-graduação em Design Estratégico da UNISINOS: Patricia Hartmann Hindrichson, Márcia Diehl e Carolina Eichenberg, então mestrandas, Larissa Reis, então graduanda e bolsista de iniciação científica, e o orientador Carlo Franzato. 

Dissertação de Mestrado em Design Estratégico apresentada à Escola de Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013).

A coordenação do Workshop de CoDesign de Cenários foi realizada por Patricia Hartmann Hindrichson, cujo trabalho de pesquisa-ação foi publicado na Dissertação de Mestrado Cenários: uma tecnologia para suportar a complexidade em redes de projeto transdisciplinares, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). A discussão realizada neste trabalho buscou contemplar aspectos relacionados ao significado e aos processos associados aos cenários para avançar na direção de uma tecnologia capaz de mediar a complexidade das redes de projeto colaborativas. Como resultados observa-se que os cenários podem ser entendidos como um evento capaz de incluir as interações entre os atores nos processos de codesign. Além disso, o trabalho evidenciou que o uso dos cenários pode caracterizar uma estratégia projetual específica. Discutiu-se a respeito do “projeto por cenários“, uma tecnologia que pode catalisar o caráter estratégico do design com técnicas de construção especialmente focadas na flexibilidade.

Além disso, os dados gerados durante o desenvolvimento de um projeto de codesign envolvendo atores de diferentes organizações (interorganizacional), de várias disciplinas de conhecimento (interdisciplinar) e com distintos cargos e tarefas (interfuncional), também foram analisados. Foram coletados dados sobre as relações sociais entre os participantes e sobre os fluxos de informações durante o desenvolvimento do projeto. Dessa forma, foi possível desenhar os mapas de relações e calcular os índices de centralidade dos atores, ou seja, foi possível visualizar quem forneceu e quem recebeu informações, quais atores engajaram-se no processo servindo com intermediários das informações, os agrupamentos organizacionais, entre outras informações. Os resultados dessa pesquisa foram publicados na Dissertação de Mestrado Redes de projeto: Análise de Rede Social em uma Experiência de Codesign, de Márcia Regina Diehl, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014).

créditos . Rede SOW

Agradecimentos especiais a todos que participaram do Workshop de CoDesign de Cenários Rede SOW:

Adriane Correa Ramalho, Alessandra Martins, Alex Santos Saratt, Andréia Cheila Pires, Bruno Ludvig Corrêa, Carlo Franzato, Carolina Hermes Eichenberg, Daniel Donário Bitello, Dinara dal Pai, Eraí de Souza Junior, Fernanda Ebert Ardenghi, Guilherme Stefane Pereira da Silva, Gustavo Altenhofen, Gustavo Luiz Madruga da Rosa, Jéssica Luana de Abreu, José Guerino Tadiotto, Josiele Caroline Hüther, Juliana Bergmann, Larissa Reis, Larissa da Luz Ribeiro, Laura Goldstein, Lucimara Prates da Silva, Marcia Denise Adam, Marcia Regina Diehl, Maurício da Silva Muniz, Patrícia Hartmann Hindrichson, Priscilla de Souza Lima, Silvia Goreti da Silveira Marin, Silvio Luiz Martins Britto, Tânia Maria Ferreira Nunes, Veida Ranaiana Fagundes Camargo, Vivian Elisabete da Silveira Angeli.

Anúncios