Sobre a minha trajetória… e alguns desvios.

A minha história é repleta de erros e desvios de percurso. Eu resolvi te contar um pouquinho dessa jornada porque toda história tem, pelo menos, dois lados. Você pode ver como eu falhei miseravelmente em manter a minha área de atuação e, ao mesmo tempo, como todos esses desvios fazem sentido quando pensamos em ESTRATÉGIAS de inovação. E a gente não valoriza aquilo que teoricamente deu errado ou tudo aquilo que já passou. Mas são essas particularidades que edificam a nossa vida e que também podem transformar o valor do seu negócio. 👀

De repente o que você chama de fim pode ser um novo começo. (Geração de Valor - Flávio Augusto)

🎯 Por isso eu vou te explicar como a palavra ESTRATEGISTA surgiu no meu percurso e como isso pode ajudar a pensar o desenvolvimento do seu negócio agora. Siga a trilha para chegar lá no final da página e saber exatamente do que estamos falando! ;)

____ 2007. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Era uma vez uma Arquiteta e Urbanista que aprendeu a amar uma folha em branco, junto com todo estresse que ela proporciona enquanto o projeto não ganha forma. De tanto repetir essas etapas, eu comecei a entender os processos e como todos os planos (plantas/cortes) precisam estar ESTRATEGICAMENTE conectados. Se você não coordenar muito bem todas as dimensões do seu projeto é melhor nem pensar no resultado. Respire fundo, sofra um pouquinho (é inevitável!) e aprenda a abandonar aquela ideia de projeto que parecia incrível para começar do absoluto zero.

Todos os construtores treinam essa habilidade de pensar por projetos, se você quer construir algo entenda os processos do projeto.

____ 2008. Formação Profissional em Design Gráfico e Web Design pela Alfamídia

Com o olhar atento à tecnologia comecei a trabalhar como UX Designer no setor de Tecnologia da Informação – Fábrica de Software (aplicações web-desktop) e Business Intelligence (Cognos e MicroStrategy). Atuei como Auditora de Qualidade de Produtos e Processos (PPQA Analyst) auxiliando o mapeamento de fluxos para a construção do Processo de Desenvolvimento de Software da DBC.

Alguns anos depois, resolvi empreender com a abertura da Atelier Consultoria, uma empresa focada no diagnóstico, pesquisa e análise do contexto para desenvolver a ESTRATÉGIA e o posicionamento de marcas, produtos e serviços. Desenvolvi a Arquitetura e Identidade de Marcas, Brand Books e Guias de Aplicação (M.I.V.), ESTRATÉGIAS de Implantação e Comunicação e a Programação Visual de Eventos.

____ 2010. Especialização em Design ESTRATÉGICO e Inovação do Sistema-Produto (PSS) pela UNISINOS e pelo POLI.design – Consorzio del Politecnico di Milano.

Design Estratégico é uma abordagem responsável por conectar e articular diferentes tipos de saberes cocriando um ecossistema de produtos, serviços e comunicação (Sistema Produto-serviço) com a qual uma organização se apresenta ao mercado, se coloca na sociedade e dá forma a própria estratégia. 

Aqui eu comecei a entender que todos nós não vendemos somente um produto ou serviço, mas sim um sistema integrado de produtos, serviços e comunicação (product-service system) >> Bee Brazil: design de comunicação no sistema-produto. E as possibilidades são imensas quando adicionamos um pouquinho de ESTRATÉGIA nos processos de projeto.

➡️ Como você se apresenta ao mercado e se coloca na sociedade? Você já tem uma ESTRATÉGIA capaz de integrar a sua comunicação, os seus produtos e os seus serviços para proporcionar uma jornada de sucesso ao seu cliente? 🚀

____ 2013 . Mestrado em Design ESTRATÉGICO pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

🔝Da teoria para a prática! Exercitar a teoria significou planejar, coordenar e facilitar workshops e oficinas de cocriação de cenários disponibilizando os meios para que a própria rede de projeto avance em direção ao futuro. E você nem imagina o quanto nós podemos fazer orquestrando as redes de projeto em direção à inovação.

Neste workshop utilizamos a construção de cenários como uma ESTRATÉGIA para o compartilhamento de conhecimentos entre os participantes. O workshop “Codesign de Novos Cenários para o desenvolvimento de uma Rede Social Comunitária: Projeto Rede SOW” foi realizado no Colégio Municipal Theóphilo Sauer (Taquara – RS) juntamente com as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e com a Escola de Design Unisinos (Porto Alegre) financiado pelo Pólo de Inovação Tecnológica do RS.

Prêmio Internacional de Design Objeto:Brasil 2016
O Projeto Rede Sow: uma rede de conhecimento foi premiado na categoria Design & Educação
(Márcia Diehl, Patricia Hartmann Hindrichson, Larissa Reis e Carlo Franzato)

____ Doutorado em Design & Tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Os cenários dão sentido aos eventos futuros da mesma maneira que os relatos históricos dão sentido ao passado. Por isso as histórias são veículos eficientes para organizar as coisas na nossa mente, armazenando também as "memórias do futuro" (Kees Van der Heidjen).

Nesta oficina entendemos que o modo de pensar através de cenários pode ser uma ESTRATÉGIA para conduzir o processo de projeto. A Oficina Memórias do Futuro foi realizada com o lançamento do movimento “Protagonistas do Futuro”: um projeto de desenvolvimento urbano colaborativo para cidade de Santa Maria – RS, criado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) com o apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

“Na minha cabeça isso que fizemos aqui hoje é um filme que já estava pronto. Isso mostrou que a nossa capacidade não tem limites e não me permitiu acomodação” (PROTAGONISTAS, 2019). 

➡️ Você já participou de uma prática de cocriação? Já parou para pensar qual é o futuro que você deseja para o seu negócio visualizando exatamente os caminhos necessários para chegar lá? 🚀

Os resultados das pesquisas e das práticas foram compartilhados em congressos, periódicos e capítulos de livros. Na seção Publicações deste site você pode encontrar os arquivos disponíveis para download se tiver interesse nas ESTRATÉGIAS de cocriação de cenários através do design.

Seguimos com muitos workshops, oficinas e redes de projeto. Fui Mentora em Design na Maratona de Soluções em Saúde VitaLAB: tecnologia, saúde e boas ideias mudam o mundo promovida pela Fundação Médica do Rio Grande do Sul e Nano Biz Tools. Também fui Ministrante e Consultora em Design na Maratona Transformando meu Serviço, uma parceria entre o SEBRAE-RS e a Escola de Design Unisinos.

Como designer participei de vários workshops de Design ESTRATÉGICO: DREAM:IN Brasil; TEDx Unisinos: Inovação na Educação; Design de Experiências Ponto de Venda; Moldar Novos Negócios – JOMO; Design do Sistema-Produto – Componenti; Design Territorial: Portoalegretopia. Os registros dessas experiências estão repletos de pessoas fantásticas e com muitas histórias para contar! :)

____ 2013-2015 . Professora Assistente do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS

Durante a vivência no ambiente acadêmico eu tive a grande oportunidade de ser professora, após ser aprovada no concurso público para Professora Assistente do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante dois anos ministrei várias disciplinas na Graduações em Design (Visual e Produto) da UFRGS. Também ministrei uma disciplina na Pós-Graduação em Design da UPF como professora convidada. Não tenho nem palavras para descrever o tanto que eu aprendi com todos os meus alunos – muitos já formados e colegas de profissão – e guardo essas memórias e aventuras da docência no fundo do coração.

Disciplinas ministradas na UFRGS:
ARQ03073 Projeto Visual I – Sistemas de Identidade Visual
ARQ03078 Projeto Visual II – Design da Informação/Infografia
ARQ03084 Projeto Visual III – Design Editorial (Impresso/Digital)
ARQ01141 Design Cenográfico
ARQ03063 Análise e Representação da Forma I
ARQ03113 Processos de Produção Gráfica


ARQ03131 Desenho Técnico Aplicado ao Design I
ARQ03318 Desenho Técnico I-A
ARQ03095 Estudos Tipográficos
ARQ03092 Seminários em Design I
Disciplina ministrada na UPF:
APLP130 Comunicação, Design e Sentido.

"A vida é sobre as pessoas que você conhece e as coisas que vocês criam juntos. Viva o seu sonho, seja resiliente e divirta-se no processo." (Manifesto do Copywriting por Helena de Guide)

____ 2017 . O meu melhor projeto: a maternidade.

____ 2020 . O ano que mudou a história do mundo: a pandemia.

E agora, José? O que você vê aí do outro lado da história?

Nós passamos por uma aceleração de futuro nos últimos anos. A tecnologia está evoluindo numa velocidade exponencial, enquanto muitos dos nossos hábitos e forma de pensar ainda seguem linearmente. Todos os dias você navega entre as infinitas alternativas disponíveis na tela do seu smartphone buscando oportunidades que atendam os seus desejos e necessidades. E nem interessa mais se o negócio acontece de modo presencial ou digital, porque o processo de escolha está acontecendo com o conteúdo disponível na palma da sua mão.

➡️ Onde está a atenção do SEU cliente? Você sabe como planejar, alcançar, agir, converter/vender e engajar utilizando as ESTRATÉGIAS disponíveis nesse ambiente altamente competitivo para levar os seus consumidores até a decisão final?

Se não houver vento, reme! A melhor ESTRATÉGIA para o futuro é perceber a mudança e adaptar-se a ela com rapidez. 

____ 2021 . Copywriter ESTRATEGISTA: as estratégias da arte de escrever para vender.

E lá vai ela mudar de novo! Não, espera aí. Desde quando a arte da venda e da negociação seria nova? Talvez você nunca tenha ouvido falar em Copywriting, mas com certeza nós não estávamos utilizando todo o potencial ESTRATÉGICO dessa técnica de escrita persuasiva para alavancar o desenvolvimento dos negócios, sejam eles físicos ou digitais.

>> Copywriter AAA habilitada pela AWAI – American Writers and Artists Institute e pela Empiricus (CopyCamp / Copy Canvas).
>> Copywriter Internacional – Imersão Intensiva “A Arte de Vender Ideias” com John Ford, Rocky Vega, Helena de Guide, Marcelo Braggion e André Cia.
>> Copywriter Certificada pel’O Novo Mercado com Ícaro de Carvalho.
>> Formação Copywriter 12k com Alexandre Viveiros.

Copywriting é uma técnica de escrita que utiliza gatilhos mentais persuasivos para aumentar o conhecimento de uma marca com o objetivo de convencer uma pessoa ou grupo a realizar uma ação específica. A habilidade de escrever é criar um contexto em que os outros possam pensar (Edwin Schlossberg).

É só você abrir o Whatsapp, a caixa de e-mails ou prestar um pouco mais de atenção onde você clica. O que você leu/viu/ouviu para escolher um determinado produto ou serviço capaz de atender uma demanda específica da sua jornada?

Então eu vou te contar que tem alguém negociando ESTRATEGICAMENTE com você para que a sua jornada de relacionamento com uma determinada marca, produto ou serviço seja uma experiência realmente transformadora.

➡️ Como está o seu negócio nesse exato momento?

➡️  Você ainda vende produtos e serviços ou já sabe entender e atender as necessidades do seu nicho de mercado?

➡️ Você já conhece as regras desse jogo de ESTRATÉGIA para alavancar as suas vendas hoje mesmo? 🚀

Omnichannel é uma ESTRATÉGIA de conteúdo entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato e essa tendência permite a convergência do virtual e do físico.

Agora tudo faz sentido! Porque ESTRATEGISTA mesmo é aquele construtor de ESTRATÉGIAS para acelerar o seu negócio em direção à inovação e ao desenvolvimento sustentável.

____ 2022 . MBA em Marketing Digital – Formação 360º (em construção)

E como não poderia deixar de ser, eu ainda tenho muitas dúvidas e continuo sendo uma eterna aprendiz sempre alerta aos sinais do futuro.

Na prática, o conceito de lifelong learning pressupõe que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo e, no que diz respeito ao mercado, essa mentalidade está alinhada às demandas corporativas.