Para escrever é preciso gostar de viver muitas histórias e sempre mudar a trajetória sem medo de ousar. Quantos olhares, trocas e vivências cabem nestas experiências?

* Um agradecimento super especial para todos aqueles que já foram parte de algumas dessas redes de projeto, de trabalho, de pesquisa, de aprendizagem mútua e de tantas outras coisas incríveis! Existem muitas memórias nessas entrelinhas e também muitas emoções nessas imagens. Porque toda história é feita por pessoas!Obrigada por compartilharem essa trajetória comigo. :)

.: Copywriter em construção… 🚧

Copywriter em formação no Copy Camp Turma 4 / Copy Canvasda Empiricus Research e na Formação em Copywriting d’O Novo Mercado. Ingressou em 2021 no MBA em Marketing Digital – Formação 360 (Digital Strategy, Branding, Copywriting, Business Intelligence, Growth Hacking, Branded Content & Social Media) – da Empiricus Research.

.: CoDesign de Cenários, Mentoria & Consultoria em Design Estratégico

Experiência em planejamento e coordenação de projetos, workshops e oficinas de cocriação. Atuou como Pesquisadora/Coordenadora da Oficina de Projeto intitulada “Memórias do Futuro. Essa oficina ocorreu juntamente com o lançamento do movimento “Protagonistas do Futuro”: um projeto de desenvolvimento urbano colaborativo para cidade de Santa Maria – RS, criado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) com o apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O uso da expressão “Memórias do Futuro” visou evocar a antecipação de mundos possíveis para projetar em retrospectiva contemplando as dimensões propostas em uma tecnologia de projeto por cenários. Os resultados desse projeto foram publicados no capítulo Memórias do Futuro: uma tecnologia de projeto por cenários do livro Design em Pesquisa – Volume 3. Além disso, o capítulo E se pensarmos sobre os estímulos de projeto? Da resolução de problemas ao design orientado para as possibilidades. publicado no livro Design em Pesquisa V. 2 também aborda uma reflexão teórica sobre o desenvolvimento dessa pesquisa.

A aquisição de memórias (episódicas ou semânticas) pode interferir em nossa maneira de perceber o mundo e em nossas decisões. Sem dúvida, a cocriação de memórias futuras como um modo de projetar também despertou nos atores envolvidos algumas reações semelhantes: “Na minha cabeça isso que fizemos aqui hoje é um filme que já estava pronto. Isso mostrou que a nossa capacidade não tem limites e não me permitiu acomodação” (PROTAGONISTAS, 2019). 

Atuou como  Pesquisadora/Coordenadora do projeto “Codesign de Novos Cenários para o desenvolvimento de uma Rede Social Comunitária: Projeto Rede SOW” realizado no Colégio Municipal Theóphilo Sauer (Taquara – RS) juntamente com as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e com a Escola de Design Unisinos (Porto Alegre) financiado pelo Pólo de Inovação Tecnológica do RS. O trabalho de pesquisa-ação realizado nesse projeto foi publicado na Dissertação de Mestrado Cenários: uma tecnologia para suportar a complexidade em redes de projeto transdisciplinares, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Os resultados do projeto também foram publicados no capítulo Codesign de cenários para o desenvolvimento participativo de uma rede social comunitária: o projeto Rede Sow do livro Caminhos para a Sustentabilidade através do Design e no capítulo Cenários: uma tecnologia para suportar a complexidade das redes de projeto do livro Métodos, Processos e Práticas em Design Estratégico.

Recebeu o Prêmio Internacional de Design Objeto:Brasil 2016 com o projeto Rede Sow: uma rede de conhecimento na categoria Design & Educação, juntamente com Márcia Diehl, Larissa Reis e Carlo Franzato.

Atuou como Mentora em Design na Maratona de Soluções em Saúde VitaLAB: tecnologia, saúde e boas ideias mudam o mundo promovida pela Fundação Médica do Rio Grande do Sul e Nano Biz Tools. Foi Ministrante e Consultora em Design na Maratona Transformando meu Serviço, uma parceria entre o SEBRAE-RS e a Escola de Design Unisinos. Palestrou no Seminário Regional de Gestão do Conhecimento da SBGC-RS sobre “Codesign de Cenários para promover o compartilhamento de conhecimentos”. Também participou de inúmeros workshops na Escola de Design Unisinos como designer.

Também como designer/pesquisadora voluntária, participou do projeto Dream:In Brasil auxiliando na coordenação das atividades de pesquisa e de projeto na Unisinos: aplicação do Design Thinking na identificação, desenvolvimento e implementação de políticas públicas e negócios empreendedores.

.: Disciplinas Ministradas como Docente em Design

Experiência docente na área do design, onde atuou na Pós-Graduação em Design da UPF e nas Graduações em Design (Visual/Produto) da UFRGS. Atuou com Professora Assistente do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2015). 

Disciplinas ministradas na UFRGS:
ARQ03073 Projeto Visual I – Sistemas de Identidade Visual
ARQ03078 Projeto Visual II – Design da Informação/Infografia
ARQ03084 Projeto Visual III – Design Editorial (Impresso/Digital)
ARQ01141 Design Cenográfico
ARQ03063 Análise e Representação da Forma I
ARQ03113 Processos de Produção Gráfica
ARQ03131 Desenho Técnico Aplicado ao Design I
ARQ03318 Desenho Técnico I-A
ARQ03095 Estudos Tipográficos
ARQ03092 Seminários em Design I

Disciplina ministrada na UPF:
APLP130 Comunicação, Design e Sentido.

Acompanhou a disciplina Atelier De Projeto III como docente voluntária (Sem. 2013/01) na Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

.: Consultoria/Projetos em Branding & Digital Design

Branding

Experiência em consultoria e desenvolvimento de projetos para diversas empresas como Lead Designer da Atelier Consultoria.

Diagnóstico, pesquisa e análise de contexto considerando estratégia e posicionamento de marca em múltiplas plataformas.

Digital Design (UX + UI)

Experiência como UX Designer em projetos no setor de Tecnologia da Informação para web-desktop/mobile e dashboards de Business Intelligence realizados para as empresas DBC Company*, Vortigo, Reweb.

* Atuou como PPQA Analyst (Analista de Qualidade de Produtos e Processos CMMI).

.: Pesquisa & Desenvolvimento – Publicações Acadêmicas

Memórias do Futuro: uma tecnologia de projeto por cenários.
E se pensarmos sobre os estímulos de projeto? Da resolução de problemas ao design orientado para as possibilidades.
Codesign de cenários para o desenvolvimento participativo de uma rede social comunitária: o projeto Rede Sow.
Cenários: uma tecnologia para suportar a complexidade das redes de projeto.

Capítulos de Livros Publicados

Artigos completos publicados em Periódicos

Trabalhos completos publicados em Anais de Congressos

  • KULPA, CÍNTHIA ; CARÚS, LAUREN ; HARTMANN HINDRICHSON, Patricia.SKETCHING: PENSAMENTO VISUAL E REPRESENTAÇÃO DE IDEIAS. In: 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. v. 9. p. 2665.
  • HARTMANN HINDRICHSON, Patricia. FRANZATO, C. Codesign de novos cenários para o desenvolvimento de uma rede social comunitária: Projeto Rede SOW In: Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) + International Symposium on Sustainable Design (ISSD), 2013, Porto Alegre. Anais do Simpósio Brasileiro de Design Sustentável (SBDS) + International Symposium on Sustainable Design (ISSD). Porto Alegre: Escola de Design Unisinos, 2013. v.1. p.126 – 136
  • HANAUER, R. ; HARTMANN HINDRICHSON, Patricia.; REYES, P. E. B. ; REMUS, B ; FRANZATO, C. . Online platforms for the co-Design of alternative urban scenarios. In: 8th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies – ICDHS, São Paulo. Design Frontiers: Territiories, Concepts, Technologies / Proceedings of the 8th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda., 2012. p. 385-388.
  • HARTMANN HINDRICHSON, Patricia.  FRANZATO, C. ; SCALETSKY, C. C. . Cenários como espaço de construção de metáforas. In: 10 P&D Design Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Luís. Anais do 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design: 10 -13 de Outubro de 2012.. São Luís: EDUFMA, 2012.
  • HARTMANN HINDRICHSON, Patricia. ; FRANZATO, C. ; SCALETSKY, C. C. ; REYES, P. E. B. . A representação dos cenários que orientam o processo de projeto. In: 10 P&D Design Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís. Anais do 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design: 10 -13 de Outubro de 2012.. São Luís: EDUFMA, 2012.
  • HARTMANN HINDRICHSON, Patricia. BORBA, G. S. ; FRANZATO, C. . As geometrias das redes de inovação dirigidas pelo design. In: 10 P&D Design Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís. Anais do 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design: 10 -13 de Outubro de 2012.. São Luís: EDUFMA, 2012.
  • HARTMANN HINDRICHSON, Patricia. FRANZATO, C. . Design de cenários para o desenvolvimento de estratégias organizacionais. In: 10 P&D Design Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís. Anais do 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design: 10 -13 de Outubro de 2012.. São Luís: EDUFMA, 2012.
  • AMARAL, L. G. ; PLETES, R. HARTMANN HINDRICHSON, Patricia; COSTA, F. C. X. Estados emocionais entre diferentes níveis de expertise projetual. In: 10 P&D Design Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís. Anais do 10 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design: 10 -13 de Outubro de 2012.. São Luís: EDUFMA, 2012.
  • HARTMANN HINDRICHSON, PatriciaUma relação inusitada: o (mal) uso de objetos constrói metáforas e amplia as capacidades de projeto. In: DESENHANDO O FUTURO 2011 | 1º Congresso Nacional de Design, 2011, Bento Gonçalves. DESENHANDO O FUTURO 2011, 2011.
  • HARTMANN HINDRICHSON, Patricia. Cenários: Ambientes de aprendizagem de futuros rituais de consumo. In: 1º Colóquio Nacional de Design: Design, consumo e cidadania: um diálogo possível?, 2011, Belo Horizonte. Anais do 1º Colóquio Nacional de Design | Design, consumo e cidadania: um diálogo possível?. Belo Horizonte: UEMG, 2011. p. 89-98.


Resumos publicados em Anais de Congressos

  • FRANZATO, C. ; MORALES, N. ; OROZCO, M. ;HARTMANN HINDRICHSON, Patricia. . Designing in Latin American Multiculturalism and Miscegenation. A networked design consultancy case.. In: IV International Forum of Design as a Process: Diversity: Design/Humanities, 2012, Belo Horizonte. Scientific thematic Meeting of the latin network for the Development of Design Process: Diversity: Design/ humanities abstracts. Belo Horizonte: EdUEMG, 2012. p. 143-144.
  • HARTMANN HINDRICHSON, Patricia. ; CATTANI, Airton . Características Formais de Edificações Comerciais na Avenida Carlos Gomes. In: XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. Livro de Resumos – Iniciação Científica 2004. Porto Alegre: PROPESQ-UFRGS, 2004. p. 697-697.
  • HARTMANN HINDRICHSON, Patricia.; CATTANI, Airton . Princípios e Critérios de Composição Arquitetônica: Um Estudo de Caso em Porto Alegre. In: XV Salão de Iniciação Científica da UFRGS e XII Feira de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumos – Iniciação Científica 2003. Porto Alegre: PROPESQ-UFRGS, 2003. p. 721-721.
  • HARTMANN HINDRICHSON, Patricia. ; CATTANI, Airton . Princípios e Critérios de Composição Arquitetônica na Avenida Carlos Gomes. In: IV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2003, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: PUCRS, 2003.