Aliento Flamenco

Projeto: Aliento Flamenco Cia de Dança
Setor: Artes Cênicas, Produção Cultural
Ano: 2012/2013
Design: Estratégia, Posicionamento e Identidade de Marca; Aplicações Digitais e Impressas; Divulgação; Programação Visual de Espetáculo

A arte flamenca possui origens tão enigmáticas e misteriosas quanto a própria vida, pois o folclore que lhe deu origem procede de antigas tradições, criações coletivas, sonhos mouros e fantasias inatingíveis, quando a lógica já havia perdido todos seus argumentos. O flamenco cantado e dançado hoje possui pouco mais de dois séculos de existência, ora valorizando suas mais arcaicas raízes, ora incorporando elementos culturais diversos, mas continua sendo um sentimento inexplicável que existe desde os mais longínquos tempos.

Impulsionada por um espírito coletivo, a Aliento Flamenco Cia de Dança foi criada em 2012 por bailarinas atuantes na arte flamenca há mais de uma década. Tem como objetivo a perpetuação dessa arte através da concepção de bailes que expressem os mais diferentes sentimentos da alma. Aliento Flamenco é o sopro do vento flamenco, um estímulo que impulsiona a criação artística. É o espírito, a alma. É a ação e o efeito de respirar o flamenco.

Sitealientoflamenco.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/aliento.flamenco
Twitter: twitter.com/AlientoFlamenco
You Tube: www.youtube.com/user/flamencoaliento
Vimeovimeo.com/alientoflamenco

Mosaico

Assim como o vento sopra levantando a poeira e as folhas do chão, leva embora as nuvens e traz novos ares e sensações, que muitas vezes se misturam com aquilo já existente. O flamenco, tal como o vento que acaba formando novas paisagens, cria mosaicos de cores diversas ao compor-se de uma variedade de estilos e culturas. Sua força é resultado dessa mestiçagem, consequência, também, de sua origem espanhola, povo fronteiriço europeu, corajoso o suficiente para se lançar ao mar, valendo-se da força do vento, e abrir as portas de um valioso intercâmbio cultural.

Cantos e danças andaluzes foram parar nas Américas e, após entrar em contato com índios, africanos e mestiços, retornaram à Europa sob forma de guajiras, milongas, colombianas e rumbas, gêneros popularizados no início do século XX e mostras de que as fronteiras sempre estiveram em constante movimento, tal como o vento, tal como a dança. Diz-se que o flamenco é melhor quanto mais sabor incorporado possui, por isso Aliento Flamenco Cia de Dança traz populares ritmos flamencos, como alegrías, sevillanas, tango, colombiana e rumba, mesclando-os com danças de salão, executadas por casais convidados, demonstrando que a dança, como as fronteiras e o vento, não encontra barreiras.

Mais info acesse: Mosaico – Aliento Flamenco e Convidados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s